1955…

Quatro sócios inauguram a Tipografia Gráfica Sintrense, com a colaboração de onze funcionários…

Adquire-se todo o equipamento tipográfico necessário para arrancar a ‘todo o vapor’… A Impressão Tipográfica é feita a partir de tipos móveis, os caracteres de chumbo, que estão devidamente arrumados em caixas segundo uma certa lógica estabelecida.

(…)

Temos clientes satisfeitos e volume de negócio favorável, mas os pedidos vão-se tornando mais volumosos, mais coloridos, mais específicos e, claro, mais exigentes…foi então que houve necessidade de implementar a Impressão OFFSET na nossa oficina tipográfica. Este tipo de impressão satisfez as necessidades que foram surgindo, aumentou o nível de produção num leque variado de gramagens e texturas de papéis, com rapidez na execução.

(…)

Os tempos mudaram e vivemos na era digital. Novas soluções de impressão aliadas ao software permitem imprimir pequenas quantidades a baixo custo, sem contudo comprometer a qualidade final, e em menos de 24h.

O importante nesta nova era é saber articular as técnicas ancestrais com as novas ferramentas, pois sabemos que qualquer processo digital é sempre uma reprodução de uma técnica mecânica ou manual. O nosso objectivo principal é servir bem o cliente e ir ao encontro das suas necessidades, mas com isso acrescentar um valor que vai para além do trabalho em si mesmo. E, no sentido da nossa evolução, decidimos apostar recentemente na área dos têxteis, brindes e sinalética.

(…)

Mas a principal mudança deu-se no sector da Pré-impressão, onde a montagem tradicional deu lugar à tecnologia: composição de texto, digitalização de imagens, paginação, artes finais, desenho de cortantes, vectorização de logótipos, provas de cor e criatividade. Aqui, preparam-se os ficheiros antes da impressão final, são verificados todos os pormenores, feitos os devidos ajustes, aprovam-se as maquetas e dá-se seguimento para as diferentes fases de produção.

MEMÓRIAS

Os documentos são simultaneamente prova e memória. São eles que nos permitem viajar no tempo e reviver todas as emoções. Quando olhamos para a nossa pasta de recibos, somos capazes de ver quem eram os nossos vendedores e os nossos clientes, alguns dos quais nos orgulhamos de ainda servir nos dias de hoje. Numa era de volatilidade da informação, partilhamos convosco algumas das nossas preciosidades.